Alergia a Esmaltes (Eczema de Contato)

Alergia a Esmaltes não é um problema muito conhecido.  Hoje, com essa febre de esmaltes e acessórios, e cores, as pessoas estão se preocupando mais com incômodo que a alergia proporciona a, pelo menos, 10% da população.  Não se pode utilizar qualquer esmalte, cor, ou nova tecnologia sem haver a preocupação de uma reação alérgica, todos os vidrinhos tem de ser lidos com cautela para não haver um problema maior.

Hipoalergênicos da Impala vêm em cores lindas!

Hipoalergênicos da Impala vêm em cores lindas!

A alergia é conhecida como dermatite de contato ou eczema de contato.  Seus sintomas mais comuns são inchaço nas pálpebras, vermelhidão com descamação e prurido, vermelhidão e coceiraao redor dos olhos e da boca (que pode vir a ter fissuras),  no pescoço e rosto e mãos.  Caso você tenha alguns destes sintomas, vale a pena ir a um alergista para verificar qual seria o componente ao qual você é alérgica.

Os esmaltes Colorama, agora, são todos Hipoalergênicos... Que máximo!

Os esmaltes Colorama, agora, são todos Hipoalergênicos... Que máximo!

Os componentes que comumente causam alergia são:

Formadeído: presente na resina do esmalte e tem como função dar a aderência e a durabilidade ao produto.  O formaldeído é um gás incolor, possui odor irritante característico, cáustico para a pele. Quando em concentrações superiores a 20mg/l polimeriza-se formando o paraformaldeído, um precipitado branco. Este, quando aquecido, libera formaldeído.

Tolueno: solvente (barato) da fórmula tradicional de esmaltes.  O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolú. Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo cru e na manufatura do coque a partir do carvão.

Mica: pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolados.

A linha hipoalergênica da Risqué tem bastante pigmentação.

A linha hipoalergênica da Risqué tem bastante pigmentação.

Indo a um alergista ele fará um teste de contato, aplica-se uma fita nas costas da paciente contendo 35 substâncias, entre elas o formaldeído e as resinas presentes no esmalte. Após 48 horas a fita é retirada e é feita a primeira avaliação, observando se ocorreu reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde. Uma segunda avaliação é feita após 96 horas. O resultado do teste é positivo quando no local de determinada substância aparece vermelhidão e até mesmo bolhas.

Os hipoalergênicos da Argento são hiper recomentados pelas usuárias!

Os hipoalergênicos da Argento são hiper recomentados pelas usuárias

No esmalte antialérgico ou hipoalergênico,o formaldeído e o tolueno são substituídos por outra resina.  Você pode ser alérgica a esta nova resina, ou a algum outro componente do esmalte, então é sempre melhor fazer um teste antes de comprar milhares de esmaltes hipoalergênicos de determinada marca.  A boa notícia é que hoje em dia é bem mais fácil encontrar cores mais vibrantes e diferentes em esmaltes hipoalergênicos, então não se precisa deixar a paixão de lado por causa da alergia! \o/

Nos Estados Unidos e Canadá, além de países europeus, o formaldeído é proibido de ser usado na composição, por isso muita gente costumava comprar produtos de marcas importadas.

Beijos e até a próxima!

Anúncios

Um pensamento sobre “Alergia a Esmaltes (Eczema de Contato)

Conte-nos o que achou... Com detalhes!!! Muito obrigada pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s