Amo Muito Ajudar! *Parceria*

Olá, amores!

Hoje o post é mais seriozinho (e grande também) tá?!  Mas foi feito com carinho, tire um tempinho e leia tudinho! #MeuForteÉaRima!

Conto pra vocês uma “parceria” que firmei hoje com a Casa Ronald McDonald.  Você sabe o que é?  Se não sabe, deve conhecer o Mc Dia Feliz, aquele dia em que comemos Big Mac nos McDonald’s para ajudar as crianças com câncer.  Enfim, eu tenho contato com o serviço voluntário do McDia Feliz desde 2001 e já tive o prazer de visitar a Casa Ronald do Rio de Janeiro duas vezes, e quero juntar um grupo para fazer mais visitas.

Pra começar, a maioria das pessoas acha que a Casa Ronald McDonald é da rede de fast food McDonald’s, mas não é.  Também já ouvi (infelizmente) muita gente falando muita besteira sobre essa causa tão nobre e tão bonita, por pura ignorância, por não conhecer o que realmente acontece.  Enfim, eu sempre tento ajudar à Casa Ronald McDonald RJ (que é onde eu moro, mas no Brasil há mais 3 Casas, uma em São Paulo – SP, uma em Santo André – SP e outra em Campinas – SP, fora as outras 300 Casas similares espalhadas por 30 países) falando sobre as experiências que tive com esse projeto lindo e contando um pouquinho da história.

Nas minhas visitas à Casa Ronald McDonald daqui do Rio conheci as famílias de algumas crianças com câncer, e muitos voluntários que trabalham na casa, que  não atende apenas às crianças no Brasil, famílias de outros países vêm para se tratar aqui e, muitas vezes, não tem onde ficar, é aí que entra o amor da Casa Ronald.  Tive o prazer de conhecer uma Mãe que veio da Guatemala para tratar seu filho e ela era realmente grata, pois não teria onde, nem como se hospedar, sempre fico emocionada ao lembrar das pessoas que conheci lá.

Fora as instalações.  Quando fazemos o “tour” pela Casa Ronald, é contada para nós a história da casa (que você pode conferir na íntegra aqui!) e, pensar que aquele prédio todo, lindo, de cinco andares (e agora eles conseguiram comprar o imóvel do lado para ampliar mais ainda) era uma casinha com dois quartos, no início, nos faz pensar.  É realmente muito gratificante fazer uma visita, e saber que, por menor que tenha sido sua participação (no caso, a minha), você ajudou a construir aquilo alí.  Cada pedrinha conta.

E pra você, leitora amiga, que gosta de gastar e ajudar ao mesmo tempo, há, além de um Bazar no Maracanã, em frente à própria Casa Ronald McDonald, a Lojinha Casa Ronald Tijuca, alguns quiosques que podemos encontrar pelas cidades e, é claro que não poderia faltar, a Boutique da Casa Ronald!  Não é o máximo?!

O querido Henrique Schmitz (que foi quem respondeu ao meu e-mail me dando atenção, autorização e material para eu poder mostrar pra vocês aqui no blog) me enviou uma novidade muito legal, principalmente na época em que estamos, quando muita gente fala de sustentabilidade, mas pouca gente exerce.  Lá vai:

SUSTENTABILIDADE MARCA A SEGUNDA EXPANSÃO DA CASA RONALD

A segunda expansão da Casa Ronald McDonald – RJ está prestes a ser concluída, e o projeto tem como pilares novos conceitos arquitetônicos, de sustentabilidade e reutilização da energia, como dispositivos de presença para acionar as luzes, energia solar e válvulas de duplo acionamento.

 

“Somos referência para outras instituições no assunto, que ainda é pouco trabalhado no terceiro setor. Além de implantar as ideias, fazemos questão de conversar com os hóspedes da Casa e conscientizá-los da importância de economizar água, desligar as luzes quando saem dos ambientes, fazendo com que levem a experiência para suas casas também. Preservar o meio ambiente, pensar nas melhores práticas, é cuidar também do futuro das crianças e adolescentes que estão hospedados na Casa”, explica Sonia Neves, presidente da Casa Ronald McDonald.

Para poupar energia, foram instaladas placas de energia solar para o aquecimento dos chuveiros. Além disso, os corredores ganharam dispositivos de presença para acionar as luzes apenas quando houver pessoas circulando. Nos quartos, a novidade ficou por conta de um sistema de chaves via cartão magnético que controlará simultaneamente os gastos de energia com os aparelhos de ar condicionado e iluminação, bloqueando-os assim que eles forem desocupados. Para reduzir o consumo de água, todas as descargas contam com sistema de válvula dupla, que libera quatro litros de água para despejo de resíduos líquidos, e nove litros para despejo de resíduos sólidos.

A arquitetura na hora do projeto também fez a diferença. A lavanderia e a exaustão mecânica ficam na cobertura no quinto andar para acelerar a secagem das roupas e proporcionar um melhor aproveitamento das condições climáticas como o sol e o vento.

O novo prédio, ao lado da construção original, na Rua Pedro Guedes, no Maracanã, tem cinco andares e dois pavimentos no subsolo e praticamente dobrará sua capacidade, das atuais 16 suítes e quatro quartos para 39 suítes, sendo nove para pacientes após transplante, acompanhados de seus familiares. Além disso, serão ampliados os corredores para facilitar o acesso de cadeirantes.

A sustentabilidade da Casa Ronald se dá através de doações de empresas, membros contribuintes, campanhas sociais, eventos promovidos por voluntários e parcerias, além da arrecadação do bazar e da lojinha. O McDonald’s é um dos padrinhos da Casa e destina, anualmente, parte da verba arrecadada com a campanha McDia Feliz, no Rio de Janeiro, para a realização dos projetos da instituição. A Casa Ronald McDonald é um programa do Instituto Ronald McDonald.

 

 

Fiquei muito contente de receber essas informações e pretendo continuar passando pra vocês notícias sobre esse trabalho tão lindo!

A Casa Ronald McDonald é um programa coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que, por sua vez identifica as demandas prioritárias no combate ao câncer infantojuvenil e desenvolve Programas que propiciem o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e tratamento de qualidade para as crianças e adolescentes com câncer do Brasil.

Pra você que pode e quer, vale a pena conhecer mais um pouquinho sobre essas Casas, você vai se sentir de alma lavada, eu garanto.  E se puder ajudar, melhor ainda!  E Não esqueça de comprar seu Big Mac no McDia Feliz que, normalmente, acontece na segunda quinzena de Agosto.

Para você visitar, a Casa Ronald McDonald no Rio fica na Rua Pedro Guedes, 44 – Maracanã, perto da estação do Metrô de São Cristóvão.

Para contato e mais informações:

@CasaRonald_RJ

@institutoronald

Site da Casa Ronald McDonald RJ

Site do Instituto Ronald McDonald

Espero que vocês tenham lido e se informado, e espero que tenham gostado de ler como eu gostei de escrever esse post especial!

Beijos!!

7 pensamentos sobre “Amo Muito Ajudar! *Parceria*

  1. Pingback: McDia Feliz 2011 – Tranformando Big Mac em Sorrisos « ღ

  2. Oieee! Voltei ao seu blog e nossa, é sempre mto legal aparecer por aqui! Primeiro pelo conteúdo e pela energia e depois por coisas como estas, deste post! Mto legal a iniciativa, mto bacana isso tudo!! Parabéns… de vdd, cada vz mais, por menos que eu te conheça me sinto feliz por poder ver coisas tão bacanas, elevadas e bonitas! Te desejo sempre mto sucesso…e claro, parabéns viu!! \o///

Conte-nos o que achou... Com detalhes!!! Muito obrigada pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s