Papo Sério – Osteoporose

Ontem, 20 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial Contra a Osteoporose, mas eu tenho certeza que a grande maioria de vocês não sabia disso e nem pensa sobre o assunto, simplesmente por acha que é uma doença de pessoas “mais velhas”. Mas o que nós não sabemos é que uma em cada três mulheres tem osteoporose; um em cada cinco homens tem osteoporose; ao todo, 10 milhões de brasileiros sofrem da doença; e 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura.

Agora, quer saber de um dado muito mais importante? A doença pode ser prevenida desde a infância, e nem dá trabalho… Basta fazer com que a criança tenha uma alimentação equilibrada e rica em cálcio e vitamina D, fazer exercícios físicos regularmente e fazer os exames periódicos para o diagnóstico precoce da doença, porque quanto antes ela for detectada e acompanhada, mais eficiente será o tratamento.

Como eu falei lá no começo, apesar de estar associada a mulheres em período da menopausa, a osteoporose pode também afetar homens, mulheres mais jovens e até crianças. Os fatores de risco são:

  • Menopausa, em função da diminuição dos níveis de estrógeno no organismo feminino;
  • Idade avançada;
  • Histórico familiar;
  • Constituição física magra;
  • Baixa ingestão de cálcio;
  • Diabetes;
  • Falta de exposição à luz solar;
  • Sedentarismo;
  • Fumo ;
  • Consumo excessivo de álcool e café.

E ai, diante de tudo isso e mais alguns dados não menos importantes, mas que deixariam esse post gigante, foi lançada a campanha “Firme Forte Osteoporose”, com o apoio do Ministério da Saúde, International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco). A campanha começa este ano e vai até o fim de 2012, com informações relacionadas à doença e ações de alerta sobre a prevenção.

Além de ações “reais”, a campanha vai ser forte na Internet por meio do site http://www.sejafirmeforte.com.br e nas redes sociais (Twitter e o Facebook).

Então pessoal, acessem o site da campanha e aprendam melhor como se prevenirem ou ainda tratar da doença. Além de ser uma questão de saúde, não posso deixar de lembrar que ingerir cálcio na medida certa faz muito bem para as nossas queridas unhas…😉

Conte-nos o que achou... Com detalhes!!! Muito obrigada pela visita!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s